Lavras do Sul divulga a programação da feira Universo Rural

Redação do Diário

Lavras do Sul divulga a programação da feira Universo Rural
De 1º a 6 de novembro, Lavras do Sul será o palco da pecuária sustentável. A primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade promete movimentar o município situado na Campanha Gaúcha, a 320 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Promoção do Sindicato Rural e da Prefeitura de Lavras do Sul, o Universo Pecuária será uma grande feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais.

A feira será realizada no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul. O local, que tinha 12 hectares, foi ampliado em outros oito hectares para receber o evento. O Universo Pecuária, que tem como correalizadores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), a Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), tem sua estrutura de desenvolvimento baseada em quatro eixos – “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.

A programação está 65% concluída e ainda faltam algumas definições, conforme a comissão organizadora. A feira terá palestras e debates técnicos e empresariais com foco na pecuária sustentável. Contará com oficinas, seminários e dias de campo e quer ser uma mostra de produtos e insumos ligados à pecuária, como máquinas e implementos agrícolas, genética (sêmen), adubos e fertilizantes, entre outros. E, a exemplo da Expodireto, de Não-Me-Toque (RS), que serve de inspiração para o evento, também terá um salão de inovação e tecnologia. O espaço terá capacidade para abrigar diversas startups que oferecem serviços e tecnologias voltadas à pecuária sustentável.

O Universo Pecuária se inicia na noite do dia 31 de outubro. A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), em parceria com o Sindicato Rural de Lavras do Sul, entregará o Troféu Universo Pecuária a personalidades do agronegócio brasileiro. O Senar-RS levará para Lavras do Sul uma das dez edições do “Seminário Duas Safras” (4/11).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) promoverá um seminário (2/11) organizado pelas Comissões Permanentes de Direito Ambiental e da Jovem Advocacia, além da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio. O Instituto Desenvolve Pecuária promoverá um fórum (5/11) para discutir os desafios da cadeia da carne frente a um consumidor mais exigente quanto à sustentabilidade. Também já está definido o fórum da Emater/RS Ascar (3/11), que abordará a agricultura familiar, e o Dia de Campo (3/11) promovido pela Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), para debater a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e melhoramento de campo nativo.

O Universo Pecuária também terá remates. Já estão definidos a Feira de Terneiros (1º/11), o MulherAgro (3/11), um remate promovido só por produtoras rurais, e o Remate de Ventres (5/11). No último dia da feira, os estandes estarão fechados e ocorrerá um festival de churrasco. “O Universo Pecuária é a oportunidade de presenciar as grandes novidades das principais empresas do setor, adquirir os melhores conhecimentos e as grandes inovações para aplicar em sistemas, para aumentar sua rentabilidade e resiliência”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal.

*Com informações da prefeitura de Lavras do Sul

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caixa amplia financiamento do programa Casa Verde Amarela para 35 anos Anterior

Caixa amplia financiamento do programa Casa Verde Amarela para 35 anos

Situação dos atendimentos oncológicos e do Pronto-socorro do Husm são debatidos em reunião em Santa Maria Próximo

Situação dos atendimentos oncológicos e do Pronto-socorro do Husm são debatidos em reunião em Santa Maria

Geral